JUDICIÁRIO – Exposição sobre crianças e adolescentes é inaugurada na Comarca de Garanhuns

A Comarca de Garanhuns promove a exposição itinerante “Crianças e Adolescentes: sujeitos de direitos com prioridade absoluta” que pode ser conferida pelos integrantes do Judiciário pernambucano e pelo público geral até o dia 8 de fevereiro. A mostra tem a curadoria do professor Humberto Miranda e é promovida pela Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) e da Assessoria de Comunicação Social (Ascom) do TJPE, juntamente com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), através do Laboratório de História das Infâncias (Lahin) e do Programa de Pós-graduação em História (PGH).

A inauguração da exposição aconteceu às 10h, na sexta-feira (12/1), no Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite, em Garanhuns. Este é o segundo momento de exibição da coleção, tendo o primeiro ocorrido no Palácio da Justiça durante os meses de novembro e dezembro de 2023.

Na exposição, os(as) visitantes têm acesso a vídeos, fotografias, desenhos e textos que mostram a trajetória de construção da assistência a crianças e adolescentes em Pernambuco e no Brasil, além de obras do artista plástico Abelardo da Hora e dos fotógrafos Fred Jordão e João Roberto Ripper e acervos de instituições diversas e de famílias de pessoas que contribuíram para o Direito Infanto-juvenil no Brasil. A identidade visual foi criada pela Click Assessoria de Comunicação e executada pela Vipex Design e Ascom TJPE, em trabalho coordenado por integrantes da UFRPE e do TJPE.

O 1º vice-presidente do TJPE, desembargador Antenor Cardoso, e a juíza Karla Fabíola Dantas

A abertura contou com a presença do 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que falou sobre a relevância da exposição. “As figuras de Abelardo da Hora destacam-se ao representar crianças esquálidas e tristes de um Recife que as ignora. A importância da exposição e seu caráter itinerante podem ser traduzidas pelo aforismo: uma imagem vale mais do que mil palavras. Oportuno pontuar o esmero dos servidores e magistrados de Garanhuns no planejamento e realização desse evento. A demonstrar o cuidado na preservação dos interesses das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade”, afirmou.

A juíza Karla Fabíola Dantas, do Juizado Especial Criminal da comarca de Garanhuns, também marcou presença e comentou como a curadoria compele o espectador a refletir sobre a realidade enfrentada pelos jovens quanto à violação de seus direitos. “A exposição nos oportuniza compreender a evolução histórica dos direitos da Infância e da Juventude. A curadoria do Professor Humberto Miranda, através de fotografias, artes plásticas, poesia e da história, nos apresenta às situações de violação de direitos vivenciados por nossas crianças e adolescentes, assim como nos impele a reconhecer as injustiças cometidas e, por fim, desperta, a partir da interatividade, a consciência de que há necessidade de se garantir a proteção integral da infância e da juventude”, reforçou.

Público marcou presença na abertura da exposição, que será promovida até o dia 8 de fevereiro 

De acordo com a juíza, a exposição é uma forma de compartilhar com a comunidade o compromisso com a proteção dos direitos da criança e do adolescente. “A exposição reitera o compromisso do Tribunal de Justiça de Pernambuco com a causa da infância e da juventude e exorta toda a sociedade, por meio da participação de crianças, adolescentes, pais, responsáveis, profissionais da área de educação, assistência social, saúde, governos, sociedade civil, academia, setor privado e a mídia, a zelar pela efetivação dos princípios da prioridade absoluta e da proteção integral, preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente”, afirmou.

Compareceram também ao evento o diretor do Fórum de Garanhuns, juiz Francisco Milton Araújo; o juiz da Vara da Infância e Juventude de Garanhuns, Maurício Santos Gusmão; e o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Rodrigues Albino.

Serviço

Exposição “Crianças e Adolescentes: sujeitos de direitos com prioridade absoluta”

Período: 12 de janeiro a 8 de fevereiro, de segunda a quinta-feira (exceto feriados), das 8 às 18h

Local: Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite, Avenida Rui Barbosa, 479, Garanhuns

Entrada gratuita

……………………………………………………………
Texto: Victória Brito | Ascom TJPE
Fotos: Divulgação

 

*Fonte: https://portal.tjpe.jus.br/