Decreto que obriga uso de máscaras para quem trabalha no comércio começa a valer em PE
Governo estadual também recomenda o equipamento para a população em geral, mas não há exigência. Com isso, apenas parte das pessoas utiliza.
O uso de máscaras para quem trabalha em estabelecimentos comerciais com funcionamento autorizado durante a pandemia do novo coronavírus passou a ser obrigatório nesta segunda-feira (27), seguindo um decreto estadual. A população em geral não é obrigada a utilizar o equipamento, mas houve a recomendação de que usem, mas muitas pessoas foram vistas circulando no Grande Recife sem ele (veja vídeo acima).
O decreto foi assinado na quinta-feira (23) pelo governador Paulo Câmara (PSB) e determina o uso também para funcionários de repartições públicas. Profissionais de saúde e de segurança pública “devem seguir observando normas específicas”, segundo o governo estadual.
Em lojas do Centro do Recife autorizadas a funcionar, era possível ver comerciantes obedecendo e utilizando as máscaras conforme a determinação.
O estado recomendou que as pessoas, de maneira geral, usem máscaras sempre que houver necessidade de sair de casa por motivo emergencial, preferencialmente de pano. Com isso, foi registrada fila em uma loja de tecidos e aviamento no centro da capital.
De acordo com decreto estadual, é responsabilidade dos bancos e lotéricas organizar as filas, mantendo o distanciamento entre as pessoas, mesmo que elas se formem na área externa das agências.
Em entrevista à TV Globo, Demétrius Montenegro, chefe do setor de infectologia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, explicou que a utilização por toda a população é necessária porque pacientes assintomáticos podem infectar outras pessoas sem saber. Além disso, não há respeito ao distanciamento.
Lojas de aviamento
No decreto estadual, também foram liberadas para funcionar, a partir da sexta (24), as lojas de aviamento e tecidos para o fornecimento de insumos necessários para fabricar máscaras artesanais e outros Equipamentos de Proteção Individual (EPI) relacionados ao enfrentamento do novo coronavírus.
A reportagem foi a um dos estabelecimentos, no centro da cidade, e flagrou filas em frente à loja e várias pessoas sem máscara – enquanto outras não abriram mão da proteção.
Fonte: https://g1.globo.com/